Portal jurídico independente para análise pública e constitucional
Direitos Humanos

Artigo 9 da convenção americana

PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E DA IRRETROATIVIDADE. ARTIGO 9 DA CONVENÇÃO AMERICANA.

Admin1 min de leitura0 comentários

“[...] a jurisprudência da Corte tem sustentado a esse respeito que a qualificação de um fato como ilícito e a fixação de seus efeitos jurídicos devem ser preexistentes à conduta do sujeito considerado infrator. Do contrário, as pessoas não poderiam orientar seu comportamento conforme uma ordem jurídica vigente e certa, na qual se expressa a reprovação social e as consequências desta.

O Tribunal também determinou que o princípio da irretroatividade tem o objetivo de impedir que uma pessoa seja penalizada por um ato que, quando foi cometido, não era delito ou não era passível de punição ou persecução.”

CORTE-IDH. Caso Baena Ricardo e outros Vs. Panamá. Mérito, Reparações e Custas. Sentença de 2 de fevereiro de 2001. Série C n° 72, par. 106; e Caso Norín Catrimán e outros (Dirigentes, membros e ativista do Povo Indígena Mapuche) Vs. Chile, par. 161.

#@onu##advogado##afronta##amodireito##antecedente##Brasil##BREAKING##BREAKINGNEWS##CIDH##Codigodeprocessocivil##códigopenal##desafio##direitoadministrativo##direitocivil##DireitoConstitucional##DIREITOINTERNACIONAL##direitoshumanos##DireitosHumanosBrasil##DireitoTributário##ESTUDAR##foco##focoforçacafé##foconoobjetivo##freeassange##FreeAssangeNOW##IBEPAC##lawfare##lawfare4all##LawfareNuncaMais##monkeypox##MonkeypoxCases##monkeypoxvaccine##mulheres##paz##povosindigenas##POVOSINDIGENASBRASIL##POVOSORIGINÁRIOS##redepelicano##RELE_CIDH##vida

Continue lendo

Mais desta editoria

Comentários (0)

O comentário será moderado. Seu e-mail não é publicado.

Ainda não há comentários aprovados neste post.