Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

Cartórios extrajudiciais: entre lucros milionários e déficit crônico

Cartórios extrajudiciais: entre lucros milionários e déficit crônico

A realidade dos cartórios extrajudiciais no Brasil é marcada por disparidades gritantes. De um lado, super-serventias em grandes centros urbanos acumulam funções e lucros milionários. Do outro, milhares de cartórios em cidades menores e regiões periféricas amargam a falta de recursos para se manter, ameaçando o acesso da população a serviços essenciais.

Em Minas Gerais, por exemplo, grande parte dos cartórios mal consegue se manter com os emolumentos recebidos. Essa realidade, segundo a Ativista de Direitos Humanos Juliana Antonangelo, se repete em outras regiões, como no Acre, Goiás e Bahia, onde cartórios deficitários fecham ou são geridos por interinos por falta de interessados.

Especialistas da Rede Pelicano alertam para a necessidade de medidas urgentes para solucionar o problema. Entre as propostas, estão:

Criação de um piso nacional para titulares de serventias deficitárias;

Desacumulação e reestruturação de atribuições das serventias notariais e registrais, que acumulam diversos serviços fora das hipóteses estabelecidas nos arts. 5º e 26 da Lei n.º 8.935/1994. Citam os especialistas casos em que serventias localizadas em grandes centros acumulam notas e registro de imóveis.

Acumulação e reestruturação de serventias em municípios que não comportam mais de um serviço.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem acompanhado a situação e editou o Provimento 81, que garante uma renda mínima para registradores civis. No entanto, ainda falta definir soluções para as demais especialidades notariais e registrais.

A solução para os problemas dos cartórios extrajudiciais depende do esforço conjunto dos tribunais, da união dos titulares de serventias extrajudiciais e da revisão da legislação vigente. É fundamental garantir o acesso universal a serviços cartorários de qualidade, sem comprometer a sustentabilidade das serventias deficitárias.

Notícias relacionadas:

https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedoria-nacional-atende-pedido-de-providencias-do-tjgo-sobre-respondente-de-serventia/414924897

https://www.tjac.jus.br/2015/08/apos-tres-audiencias-de-reescolha-serventias-extrajudiciais-de-assis-brasil-continuam-vagas/

Share this post