Chuvas: aulas e serviços públicos são suspensos no norte fluminense
Diante do impacto causado pelas chuvas, municípios situados no norte do estado do Rio de Janeiro suspenderam aulas e transporte público. Na região, fortemente castigada por temporais nos últimos dias, foram confirmadas...
Nesta tarde (1º), o prefeito de Conceição de Macabu, Valmir Lessa, publicou um decreto declarando situação de emergência nas áreas afetadas. Com a medida, foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta e a Defesa Civil do município passa a coordenar a mobilização dos demais órgãos.
Aulas
Notícias relacionadas:
- Defesa Civil emite alerta para previsão de chuva em quatro estados.
- Chuvas fortes deixam dois mortos no norte do estado do Rio.
Em Carapebus, as aulas também foram canceladas no dia de hoje. A Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso foi transformada em ponto de apoio para famílias desabrigadas após o transbordamento do córrego da Maricota. A prefeitura anunciou que os atingidos serão cadastrados para ter acesso a benefícios de programas sociais, entre eles o Programa Recomeçar, que dispõe a liberação de R$ 3 mil às vítimas.
A Rio+Saneamento, concessionária que administra o abastecimento de água em Carapebus, informou em nota que criou um gabinete de crise após o temporal afetar o serviço. \"Equipes da concessionária atuam, com auxílio de retroescavadeiras e caminhões, para ter acesso às captações de água bruta (não tratada), que estão isoladas devido às cheias na região\", registra o texto. Como medida emergencial, a concessionária providenciou uma carreta-pipa de 40 mil litros e dois caminhões-pipa de 10 mil litros.
A rede municipal de ensino de Macaé também está com as atividades desde ontem (30). Os alunos só deverão voltar na segunda-feira (5). Em dois distritos da cidade, houve ainda interrupção do abastecimento de água. Além disso, diante da dificuldade de deslocamento, o transporte público teve oferta reduzida em alguns pontos.
Quissamã é outra cidade que suspendeu as aulas hoje e amanhã, considerando a previsão de chuva forte. A prefeitura também iniciou uma campanha de solidariedade em favor dos municípios vizinhos mais afetados, arrecadando doações de água potável, produtos de limpeza, alimentos, roupas e outros artigos para moradores de Carapebus e Conceição de Macabu. Agentes da Defesa Civil municipal também foram disponibilizados para auxiliar nos esforços.
Continue lendo
Mais desta editoria
NotíciasMEC anuncia inscrição automática no Enem para estudantes do 3º ano da rede pública
ENAC é obrigatório para se inscrever no concurso de cartório? Entenda o que diz o CNJ
CNJ reafirma limites do direito de opção em reorganização de serventias extrajudiciais e reacende debate sobre conceitos jurídicos fundamentais
Comentários (0)
Ainda não há comentários aprovados neste post.
