Portal jurídico independente para análise pública e constitucional
Direitos Humanos

Convenção americana. Proteção e garantias.

INTERFERÊNCIA ARBITRÁRIA OU ILEGAL DO ESTADO. ARTIGO 7 DA CONVENÇÃO AMERICANA.

Admin2 min de leitura0 comentários

A Corte ressalta que o conteúdo essencial do artigo 7 da Convenção Americana é a proteção da liberdade do indivíduo contra toda interferência arbitrária ou ilegal do Estado [1].

Este Tribunal recorda que o artigo 7 da Convenção Americana tem dois tipos de normativos bem distintos entre si, um geral e outro específico.

O geral encontra-se no inciso 1: “toda pessoa tem direito à liberdade e à segurança pessoais”.

O específico é composto por uma série de garantias que protegem o direito a não ser privado de liberdade ilegalmente (artigo 7.2) ou arbitrariamente (artigo 7.3), a ser informado das razões de sua detenção e as acusações contra o preso (artigo 7.4), ao controle judicial da privação de liberdade (7.5) e a impugnar a legalidade da detenção (artigo 7.6) [2]. Qualquer violação dos incisos 2 a 7 do artigo 7 da Convenção acarretará, necessariamente, a violação do artigo 7.1[3].

Fonte

1. Cf. Caso \"Instituto de Reeducação do Menor” Vs. Paraguai. Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas. Sentença de 2 de setembro de 2004. Série C n° 112, par. 223;  

2. Cf. Caso Chaparro Álvarez e Lapo Íñiguez Vs. Equador. Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas. Sentença de 21 de novembro de 2007. Série C n° 170, par. 51;  

3. Cf. Caso Chaparro Álvarez e Lapo Íñiguez Vs. Equador, par. 54; e Caso J. Vs. Peru, par. 125.

#@onu##advocacia##advocaciaporamor##advogada##advogadas##advogado##advogados##afronta##amoadvogar##amodireito##antecedente##BREAKING##BREAKINGNEWS##cndreceitafederal##cnj##Codigodeprocessocivil##códigopenal##códigoprocessopenal##constitucional##constituição##covid19##desafio##direito##direitoadministrativo##direitocivil##DireitoConstitucional##direitoporamor##direitoshumanos##DireitoTributário##escritoriodeadvocacia##euamodireito##FreeAssangeNOW##IBEPAC##instadireito##juridico##justiça##lawfare##lawfare4all##LawfareNuncaMais##lei##leis##monkeypox##MonkeypoxCases##monkeypoxvaccine##oab##onubolsonaro##povosindigenas##POVOSINDIGENASBRASIL##POVOSORIGINÁRIOS##processo##processopenal##redepelicano##STF##stj##tse

Continue lendo

Mais desta editoria

Comentários (0)

O comentário será moderado. Seu e-mail não é publicado.

Ainda não há comentários aprovados neste post.