Por Juliana Antonangelo
A proteção internacional aos direitos humanos é um conjunto de ações e procedimentos adotados por governos e organizações internacionais para garantir a proteção desses direitos em todo o mundo.
Os direitos humanos são universais, ou seja, valem para todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, sexo, idioma ou religião. São fundamentais para a construção de uma sociedade justa e democrática.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, é o documento mais importante sobre direitos humanos. Ela estabelece os direitos fundamentais que todas as pessoas devem ter, como o direito à vida, à liberdade e à igualdade.
Para garantir a proteção dos direitos humanos, os governos e as organizações internacionais adotam várias medidas, como:
– ratificar e implementar a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
– celebrar acordos internacionais sobre direitos humanos;
– criar mecanismos de monitoramento e fiscalização dos direitos humanos;
– estabelecer mecanismos de denúncia de violações de direitos humanos;
– promover a educação sobre direitos humanos.
Para que os direitos humanos sejam protegidos é importante que todos conheçam os seus direitos e saibam como exigi-los. Por isso, é fundamental a educação em direitos humanos.
A ONU tem diversos programas para promover a educação em direitos humanos, como o Programa das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Para saber mais sobre os direitos humanos e como defender os seus direitos, acesse o site www.direitoshumanos.gov.br.