Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

Resiliência e dedicação: Celebrando o dia do Jornalista no Brasil de 2024

Resiliência e dedicação: Celebrando o dia do Jornalista no Brasil de 2024

A celebração do Dia do Jornalista, em 7 de abril, vai além de um evento na agenda; é um lembrete vibrante da função crucial que esses defensores da verdade têm na sociedade. O ano de 2024 ganha um sentido especial no Brasil, simbolizando o retorno à normalidade após um período conturbado, em que, infelizmente, as agressões a jornalistas foram recorrentes e, em alguns casos, incentivadas por autoridades e pessoas influentes.

Ser jornalista não se resume a uma profissão, mas sim a uma missão que exige coragem, dedicação e um compromisso sólido com a ética. Em um mundo onde a informação se propaga na velocidade de um clique, o jornalista atua como um escudo contra a desinformação, estando na linha de frente para revelar fatos, contextualizar acontecimentos e oferecer narrativas corretas à população. Eles constroem pontes em áreas como política, economia, cultura e ciência, as quais a sociedade atravessa em busca de conhecimento.

O ano de 2024 destaca-se como um testemunho da força dos jornalistas brasileiros. É uma homenagem àqueles que, apesar dos desafios, se mantiveram resilientes, enfrentando hostilidades e ameaças e, às vezes, arriscando a própria segurança para manter a população bem-informada. Eles se tornaram pilares fundamentais para a democracia, assegurando que o público esteja ciente não apenas dos acontecimentos do dia a dia, mas também das decisões que definem o presente e o futuro do país.

A recuperação da normalidade no Brasil soa como uma conquista desses profissionais. Hoje, a noção de que uma imprensa livre é indispensável à democracia está mais forte do que nunca. É uma ocasião para refletir sobre a importante contribuição dos jornalistas, apreciar os sacrifícios em cada reportagem investigativa, em cada entrevista reveladora e em cada transmissão ao vivo cheia de surpresas.

Assim, ao prestigiarmos os jornalistas neste dia tão significativo, não apenas celebramos seu constante empenho, como também reafirmamos nosso apoio à liberdade de imprensa. A sociedade depende desses profissionais para entender a complexidade dos tempos atuais, para esclarecer aspectos obscuros da política, divulgar progressos científicos, relatar as diversidades culturais e descrever os cenários econômicos. Sua capacidade ímpar de informar e contribuir para formar cidadãos conscientes é vital para a força e integridade do país.

Neste Dia do Jornalista, prestamos tributo a esses incansáveis contadores da história que está em construção. Eles são os agentes da transparência e os cronistas do cotidiano que, corajosamente, defendem o direito à informação.

Angelo Silva de Oliveira é controlador interno da Prefeitura de Rondonópolis/MT (Licenciado), presidente de honra da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT), mestre em Administração Pública (UFMS), especialista em Gestão Pública Municipal (UNEMAT) e em Organização Socioeconômica (UFMT), graduado em Administração (UFMT) e auditor interno NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade (GITE).

Share this post