Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

O HOMEM MAIS PERIGOSO DO MUNDO

O HOMEM MAIS PERIGOSO DO MUNDO

Em 1683, o homem mais perigoso do mundo fugiu da Inglaterra para a Holanda.

Ele não parecia muito formidável. Ele tinha 51 anos, era magro e asmático. Ele tinha, de acordo com uma descrição, “um rosto comprido, nariz grande, lábios carnudos e olhos suaves e melancólicos”.

No entanto, o rei da Inglaterra o considerava um de seus inimigos mais mortais. Como braço direito do principal adversário político de Carlos II no país, era suspeito de conspirar para assassinar o rei.

Mas o que realmente o tornava uma ameaça ao trono não era sua habilidade nas artes mortais, mas seu gênio nas artes literárias.

Nas mãos de John Locke, a caneta era realmente mais poderosa que a espada.

Locke deixou a Inglaterra com uma arma poderosa: uma que acabaria derrubando não apenas um monarca, mas todos eles. Essa arma era um livro, na época um rascunho inédito: Dois Tratados de Governo.

Esse livro foi um argumento filosófico sistemático para a liberdade. Locke sabia que seu livro anti-absolutista poderia matá-lo pelo monarca absoluto da Inglaterra. De fato, naquele mesmo ano, o aliado de Locke, Algernon Sidney, foi executado por traição, e os Discursos de Sidney sobre o Governo foram citados como prova em seu julgamento.

Assim, Locke não publicou seus Tratados até 1689, um ano depois que o sucessor de Carlos, Jaime II, foi deposto na “Revolução Gloriosa”, e mesmo assim apenas anonimamente. Locke negou publicamente a autoria pelo resto de sua vida, admitindo-a apenas em seu testamento. Locke morreu em 1704.

No final do século, as ideias dos *Dois Tratados do Governo* de Locke tornaram-se os elementos da filosofia fundadora da América:

  • Igualdade, no sentido original, não de igualdade de habilidades ou riquezas, mas de não sujeição;
  • Direitos inalienáveis, não aos direitos do governo, mas à vida, liberdade e propriedade;
  • Democracia, no sentido original, não de mera maioria de votos, mas de soberania popular: a ideia de que os governos não devem ser senhores, mas servidores do povo;
  • Consentimento dos governados: a ideia de que os governos só podem governar legitimamente pelo consentimento dos governados, ou seja, do povo soberano;
  • Governo limitado: a ideia de que o único propósito e o escopo adequado do governo legítimo é apenas garantir os direitos do povo;
  • Direito à Revolução: A ideia de que qualquer governo que ultrapasse seus limites e atropele os próprios direitos que é encarregado de garantir é tirania, e que o povo tem o direito de resistir, alterar e até abolir governos tirânicos.

Essas ideias animaram a Revolução Americana e permearam a Declaração de Independência, a Constituição e a Declaração de Direitos. O enorme sucesso do experimento americano fez com que o prestígio mundial da filosofia política lockeana disparasse. À medida que os princípios políticos de Locke foram adotados em todo o mundo, a liberdade se espalhou e o absolutismo retrocedeu.

As ideias contidas nos papéis que John Locke contrabandeou da Inglaterra em 1683 viraram o mundo de cabeça para baixo, ou melhor, de cabeça para baixo.

Desde então, essa maravilhosa conquista para a humanidade foi parcialmente revertida em muitos aspectos. Inimigos da liberdade distorceram os termos de Locke para perverter seu significado e servir a variantes modernas do absolutismo.

Mas a história mundial tomou um curso muito mais livre porque Locke viveu, pensou, escreveu e publicou.

Quer ele soubesse ou não na época, John Locke era o homem mais perigoso do mundo, bem como o mais heróico: uma ameaça aos tiranos e um libertador por gerações.

Para saber mais sobre a vida, obra e influência de John Locke, leia o maravilhoso perfil de Jim Powell, ” John Locke: Natural Rights to Life, Liberty, and Property “.

Este ensaio foi publicado originalmente na publicação Substack de Dan Sánchez ” Letters on Liberty “.

This article was originally published on FEE.org. Read the original article.

Share this post