Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

Saiba o que funciona na cidade de São Paulo no feriado de Finados

Saiba o que funciona na cidade de São Paulo no feriado de Finados


Logo Agência Brasil

Nesta quarta-feira (2) de Finados, as campanhas de vacinação contra a covid-19, poliomielite e multivacinação não serão interrompidas na cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas das 7h às 19h para vacinar a população.

As agências bancárias ficam fechadas ao público e reabrem na quinta-feira (3). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet banking e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento hoje poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil, portanto amanhã.

Notícias relacionadas:

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esses estabelecimentos costumam funcionar normalmente no feriado, a critério dos proprietários, assim como lojas do comércio em geral, que têm  autonomia para determinar seus horários de funcionamento.

As agências dos Correios não vão abrir no feriado. É possível buscar atendimento pelo site da empresa ou pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100.

Trânsito

Nesta quarta-feira o trânsito nas imediações dos cemitérios da cidade de São Paulo, será monitorado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) das 6h às 18h. Serão montados bloqueios, alterações de sentido de circulação, feitas orientações de trânsito, travessia de pedestres e mudanças voltadas a melhorar as condições de segurança viária, respeitando as características do entorno de cada cemitério, nas diversas regiões da cidade.

Nas proximidades dos cemitérios, a CET colocará cavaletes e cones, faixas de pano com informações de orientação do trânsito, além de canalizações de vagas próximas aos portões de entradas para proporcionar fluidez ao tráfego de veículos e segurança na circulação dos pedestres.

Operação dos ônibus

A circulação dos ônibus será equivalente à de um sábado. A SPTrans implantará uma operação especial para facilitar o acesso da população aos 33 cemitérios da capital. Os veículos das 271 linhas que passam nas proximidades desses locais terão identificação no para-brisa dos veículos, como por exemplo “Via Cemitério do Araçá”.

Outra ação é a criação da linha especial 233F/10 Term. A.E. Carvalho – Term. Vila Carrão, que passará próximo ao Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. A linha contará com sete veículos e funcionará das 8h às 19h10.

Cultura

Os Museus, Bibliotecas, Oficinas Culturais e Teatros, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, terão diversas atividades no feriado, com ações e eventos que contemplam vários públicos e idades. 

Entre os destaques, está a exposição Arte é Bom, no MIS-SP, que traz dezenas de obras e instalações que instigam a percepção dos visitantes, como Giroscópio de Artur Lescher, logo no início do percurso da mostra. Para quem ainda não visitou o Museu do Ipiranga, o espaço estará aberto à visitação. Já na Oficina Cultural Oswald de Andrade, os visitantes poderão produzir estampas autorais para almofadas decorativas costuradas à mão. Os amantes de teatro poderão assistir à estreia de Chovem amores na rua do matador, que fica em cartaz até o dia 5 de novembro e os amantes de livros poderão participar da Hora do Conto, na Biblioteca de São Paulo. 

Para o público que prefere ficar em casa, a plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa exibirá de 4 a 6 de novembro, às 20h, a live do espetáculo Desancora, que mescla canções autorais dos espetáculos Auê, Suassuna — O Auto do Reino do Sol e Macunaíma, com novas composições dos integrantes de A Barca dos Corações Partidos

O Museu Afro Brasil e as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape estarão fechados..
 

Share this post