Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

Domingo pode ter tempo instável em quase todo o Brasil

Domingo pode ter tempo instável em quase todo o Brasil


Logo Agência Brasil

A formação de uma frente fria que se aproxima do Sul do país e as pancadas de chuva características da primavera devem deixar o tempo instável em quase todo o Brasil neste domingo (30) de eleições.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados do Sul e parte do Centro-Oeste já devem ter interferência dessa frente, com chuva forte e rajadas de vento. Apenas o interior da região Nordeste deve ter tempo firme.

Notícias relacionadas:

“No Sul, esse padrão normalmente traz chuva forte, deixa aquele tempo bem carregado, com rajada de vento, os volumes de chuva previstos podem ser expressivos. Uma situação bem complicada para o domingo. O tempo promete não ser aquele tempo bom, firme, que o povo espera”, disse Naiane Araújo, meteorologista do Inmet.

Com exceção do Mato Grosso do Sul, onde a chuva pode vir mais cedo, ainda pela manhã, no Centro-Oeste deve manter um padrão similar ao dos últimos dias, com tempo abafado, temperatura máxima elevada no período da tarde e com condições para pancadas de chuva. “Essas pancadas de chuva ocorrem principalmente a partir da tarde. Esse é o momento que ela [a chuva] se espalha mais, que vem mais intensa”, afirmou Naiane.

No Sudeste, São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro há indicativo de chuva, principalmente a partir da tarde. “Também nesse padrão de pancadas, que, às vezes, vem até rápidas, de curta duração, porém, podem vir fortes”, acrescentou a meteorologista. Na região Norte, as chuvas devem ser espalhadas em pontos do Amazonas, Acre e Rondônia. “Pode ter alguns pontos com chuva já pela manhã,” observou.

Essas chuvas, no entanto, não são influência da frente fria. “O processo de formação delas [chuvas] vai abranger mais a região Sul e Mato Grosso do Sul, que é mais ou menos a rota desse processo ali de formação. As demais áreas seriam pancadas bem típicas de primavera/verão, de calor e alta umidade do ar, tempo abafado”, disse Naiane.

No Nordeste, pode ocorrer chuva no litoral, na porção leste da região. “Está ficando um pouquinho mais nublado ali com chuva a qualquer hora do dia. Mas não vejo um volume expressivo num primeiro momento”, explicou. Também é possível que haja chuva em forma de pancadas isoladas entre o Maranhão e o Piauí. “E aquela parte mais do interior da região ficaria com o tempo mais seco, uma variação de nuvens, mas nada de muito expressivo.”

Brasília e São Paulo

Em Brasília, o aumento da instabilidade verificado nos últimos dias deve se manter no fim de semana. “É bom o eleitor sair sempre acompanhado do guarda-chuva, ou de capa de chuva, principalmente quem for votar depois do meio-dia. Pela manhã ainda fica a incerteza se haverá chuva, já é possível alguma chuvinha isolada, mas nada muito expressivo”, alertou.

Para São Paulo, a previsão é de um dia com muitas nuvens desde o começo do dia. “Com uma tendência de ir aumentando a nebulosidade ao longo da manhã”, destacou Naiane. Ela disse, no entanto, que a chuva é mais provável à tarde em formato de pancada, mas também não dá para descartar possibilidade de temporal. “Inclusive, aqui em Brasília, também pode ser que ocorra alguma tempestade”, finalizou.

Share this post