Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Justiça

Governança – Planejamento Estratégico de TI

Governança – Planejamento Estratégico de TI

Planejamento Estratégico de TIC na Justiça do Trabalho


 

Planejamento Estratégico é o processo por meio do qual uma organização estabelece sua estratégia e toma um conjunto de decisões acerca da alocação de seus recursos, de forma a suportar a sua missão institucional e sua inserção no ambiente em que atua.

Até o ano de 2020, a estratégia de tecnologia da informação e comunicação da JT era conduzida por meio de PETIC. Com a publicação da Resolução CNJ Nº 370/2021, a estratégia nacional adotada foi um alinhamento conjunto entre ENTIC-JUD, PE-CSJT e PE-JT, sendo o PETIC substituído pelo Plano Diretor de TIC da Justiça do Trabalho – PDTIC-JT, com vigência bianual. Em 8 de novembro de 2021 o Ato n. 78/CSJT.GP.SG.SETIC.NUGOV instituiu esse mecanismo para o biênio 2021/2022.

Abaixo estão os resultados obtidos para o PDTIC-JT 2021/2022 e, em seguida, pode-se visualizar os resultados dos indicadores existentes nos planos institucionais para ciclo vigente e, ainda, dos ciclos anteriores relacionados ao PETIC.

 

PDTIC-JT – Plano Diretor de TIC da JT


 

O PDTIC é um instrumento de auxílio à governança e à  gestão, onde são detalhados os processos de TI, por meio dos quais se traduz o nível estratégico em realidade, focando em metas e ações de médio prazo.

Em 8 de novembro de 2021 o Ato n.º 78/CSJT.GP.SG.SETIC.NUGOV instituiu esse plano diretor para o biênio 2021/2022.

O PDTIC-JT foi elaborado conforme as diretrizes da ENTIC-JUD (Res. CNJ n.º 370/2021) e encontra-se alinhado ao PE-JT e PE-CSJT. 

 

 

Ciclo 2021-2022

 

Indicadores estratégicos dos planos institucionais 


    PE-CSJT – Indicadores de TIC

     

    PETIC-JT

     

    PTD-JT – Plano de Transformação Digital da Justiça do Trabalho


      Instituído pelo Ato CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC n.º 123, de  31 de agosto de 2022, o Plano de Transformação Digital da Justiça do Trabalho (PTD-JT) pretendeu, nessa sua primeira versão, apresentar o atual cenário da JT do ponto de vista da tecnologia da informação e serviços relacionados, assim como enumerar as ações e projetos que contribuíram e contribuirão com a transformação digital da JT.

      Da mesma forma, o PTD-JT aponta a necessidade de promover um autoconhecimento com o intuito de entender a maturidade alcançada até o momento da sua publicação. Essa tarefa permitirá a revisão do plano apresentado, ajustando-se a estratégia proposta para que ela conduza a justiça do trabalho à excelência, estreitando os laços com o cidadão e, por conseguinte, com a sociedade.

       

       

       

       

       

       

       


      Conteúdo de Responsabilidade da SETIC
      Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
      E-mail:
      setic@csjt.jus.br
      Telefone: (61) 3043-7997

       

      Share this post