Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA CRIAR BONS ARGUMENTOS

HABILIDADES ESSENCIAIS PARA CRIAR BONS ARGUMENTOS

O estudo da argumentação deve ser principalmente prático. Existe um conjunto de habilidades essenciais para criar bons argumentos. Neste tópico você verá 5 recomendações para obter essas habilidades e aperfeiçoar sua argumentação.

1- Procure bons exemplos: leia ou veja casos em que advogados ou juízes tiveram um discurso claro, preciso e convincente. Identifica quais controvérsias pretende resolver, quais posições mantém e quais razões oferece. Observe a maneira como ele se expressa.

2- Acostume-se a fazer um balanço das razões: sempre que você precisar decidir algo ou tomar uma posição sobre um ponto, anote as diferentes posições e a variedade de razões que as sustentam. Pergunte a si mesmo quais têm razões aceitáveis e são mais bem apoiadas.

3- Diagramar os argumentos: seja no papel ou com um programa de diagramação, ilustre os argumentos (seus ou de outros). Pergunte a si mesmo como os argumentos estão associados. Como eles se relacionam com as questões levantadas. Dica: Uma ferramenta muito poderosa para ilustrar razões, organizar seus argumentos e debater em grupos é o kialo-edu – https://www.kialo-edu.com/

4- Aprenda o máximo de esquemas que puder:  uma maneira fácil de aprender e aplicar argumentos complexos é seguir os padrões dos esquemas de argumentos. Um boa guia pode ser acessado no seguinte link – https://tuxdoc.com/queue/40-argumentos-fundamentales-en-el-debate-juridico_pdf?queue_id=5ea6317fe2b6f57d7b89f515

5 – Crie um checklist de construção e avaliação de argumentos: essa lista de verificação deve conter as etapas básicas para construir argumentos:

5.1. Identificar as controvérsias;

5.2.    Detectar as posições que mantenho e aquelas que a contraparte mantém;

5.3. Gerar as razões que justificam minha posição;

5.4. Detectar possíveis objeções;

5.5. Gerar defesas contra essas objeções.

Fonte – Twitter @argumentderecho

Share this post