O estudo da argumentação deve ser principalmente prático. Existe um conjunto de habilidades essenciais para criar bons argumentos. Neste tópico você verá 5 recomendações para obter essas habilidades e aperfeiçoar sua argumentação.
1- Procure bons exemplos: leia ou veja casos em que advogados ou juízes tiveram um discurso claro, preciso e convincente. Identifica quais controvérsias pretende resolver, quais posições mantém e quais razões oferece. Observe a maneira como ele se expressa.
2- Acostume-se a fazer um balanço das razões: sempre que você precisar decidir algo ou tomar uma posição sobre um ponto, anote as diferentes posições e a variedade de razões que as sustentam. Pergunte a si mesmo quais têm razões aceitáveis e são mais bem apoiadas.
3- Diagramar os argumentos: seja no papel ou com um programa de diagramação, ilustre os argumentos (seus ou de outros). Pergunte a si mesmo como os argumentos estão associados. Como eles se relacionam com as questões levantadas. Dica: Uma ferramenta muito poderosa para ilustrar razões, organizar seus argumentos e debater em grupos é o kialo-edu – https://www.kialo-edu.com/
4- Aprenda o máximo de esquemas que puder: uma maneira fácil de aprender e aplicar argumentos complexos é seguir os padrões dos esquemas de argumentos. Um boa guia pode ser acessado no seguinte link – https://tuxdoc.com/queue/40-argumentos-fundamentales-en-el-debate-juridico_pdf?queue_id=5ea6317fe2b6f57d7b89f515
5 – Crie um checklist de construção e avaliação de argumentos: essa lista de verificação deve conter as etapas básicas para construir argumentos:
5.1. Identificar as controvérsias;
5.2. Detectar as posições que mantenho e aquelas que a contraparte mantém;
5.3. Gerar as razões que justificam minha posição;
5.4. Detectar possíveis objeções;
5.5. Gerar defesas contra essas objeções.
Fonte – Twitter @argumentderecho
Você precisa fazer login para comentar.