Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Direitos Humanos

A LÓGICA DO INIMIGO INTERNO #Juliana Gomes Antonangelo

A LÓGICA DO INIMIGO INTERNO #Juliana Gomes Antonangelo

ESTIGMATIZAÇÃO E CRIMINALIZAÇÃO DE ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS. FALSAS VERDADES. VIOLÊNCIA. A LÓGICA DO INIMIGO INTERNO.

O aprofundamento da violência contra defensores dos direitos humanos e organizações da sociedade civil é motivo de preocupação.  As agressões aumentam na medida em que o Estado, de acordo com a Lógica do inimigo interno criminaliza aqueles que exigem o cumprimento de obrigações assumidas em normas internacionais sobre direitos humanos.

A materialização de atos de violência começa a partir de campanhas de estigmatização com o uso do aparato estatal para criar uma imagem negativa de ativistas e de organizações não governamentais que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos. Isso é demonstrado pela intensificação da intimidação, assédio e ameaças contra aqueles que defendem e reivindicam tais direitos.

https://redepelicano.com/2021/03/20/perseguicao-aos-pelicanos-excede-fronteira-da-razao/

Na nossa região, alguns Estados como a Venezuela, continuam sem garantir condições para o livre exercício das atividades no campo dos direitos humanos e do humanitarismo, pelo contrário, continuam o aperfeiçoamento e padrões repressivos para limitar e controlar suas ações, com base em uma política de terror que, além de afetar diretamente as vítimas, visa ter um efeito inibitório sobre os demais que defendem, promovem e reivindicam os direitos humanos.

A Política de Criminalização, Repressão e Controle Social que vem ocorrendo em alguns Estados da região, como na Venezuela, continua a limitar a atuação das organizações e, como consequência, aumentam a estigmatização, a intimidação, o assédio e as ameaças.

https://ibepac.org/arquivos/26128

Nesse sentido, na Venezuela, há uma forte campanha para criar uma imagem negativa de ativistas de direitos humanos, através da publicação de notícias falsas e acusações baseadas em “verdades paralelas” criadas por agentes públicos ou privados, através do (in)devido processo legal, com decisões produzidas sob a aparência de respeitar o direito de defesa.

https://redepelicano.com/2020/09/21/falsas-verdades-o-uso-do-aparato-estatal-para-criacao-de-provas-e-fatos/

É o uso da lei e do processo como um instrumento de combate a um oponente desrespeitando os procedimentos legais e os direitos do indivíduo que se pretende eliminar.

Esse tipo de comportamento caracteriza tortura psicológica, onde a autoridade atua com “verdades sabidas”, com “verdades forjadas e fabricadas”, por eles e em cima disso, passam a condenar e a execrar a honra, a vida, a biografia e a imagem das pessoas, fato que gera, de um lado, demérito ao devido processo legal e, do outro lado, impunidade dos atores do sistema legal.

https://redepelicano.com/2020/10/22/a-rede-e-seus-longos-anos-de-atuacao-contra-as-falsas-verdades-e-o-lawfare-dias-contados-com-muita-luta-e-trabalho-por-juliana-gomes-antonangelo/

Esses fatos demonstram que a tortura psicológica persiste, porque os agentes estatais contam com a impunidade do sistema. Atento a esse fato, a   Corte Interamericana de Direitos Humanos tem decidido que:

“[…] 92. Com efeito, a Comissão argumentou que o dano psicológico causado pelas torturas se viu exacerbado pela rejeição de suas denúncias perante o Poder Judiciário. O senhor Bueno Alves tentou com todos os meios a seu alcance superar a impunidade imperante neste caso, e apenas recebeu negações por parte das autoridades judiciais. O sofrimento e a angústia tiveram origem nas torturas e se agravam devido à impunidade persistente.” (Cf. caso Buenos Alves Vs. Argentina. Sentença de 11 de maio de 2007. Mérito, reparações e custas, par. 72).

https://redepelicano.com/2021/10/04/rede-prepara-denuncia-ao-sistema-global-de-protecao-em-direitos-humanos-da-uniao-europeia/

Share this post