Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Direitos Humanos

LIBERDADE PARA JAVIER TARAZONA

LIBERDADE PARA JAVIER TARAZONA

PRISIONEIROS DE CONSCIÊNCIA.  JAVIER TARAZONA. ATIVISTA DE DIREITOS HUMANOS. ONG FUNDAREDES. 135 DIAS DETIDO. APELO PELA SUA LIBERDADE.

Javier Tarazona, diretor da ONG de direitos humanos Fundaredes e outras três pessoas foram detidas, recentemente, no estado de Fálcon, no noroeste da Venezuela, dois dias depois que a liderança do grupo organizou uma entrevista coletiva na capital, Caracas alegando suposta ligação de membros do governo com grupos armados.

A prisão das quatro lideranças se deu logo depois de denunciarem ao Ministério Público que estavam sendo seguidos por autoridades do serviço de inteligência da Venezuela. Segundo informações divulgadas pela Fundaredes no Twitter, homens armados e não identificados estavam esperando por Tarazona na porta do hotel em que estava hospedado.

Javier Tarazona, é ativista de direitos humanos e coordena a ONG Fundaredes, uma das organizações mais ativas na documentação de denúncias de abusos relacionadas a grupos armados em zonas de fronteira.

Para o constitucionalista Juan Carlos Apitz, os membros da FundaRedes foram detidos por motivos políticos e são prisioneiros de consciência e acrescenta que são representantes de uma ONG que, com seu trabalho, não pretende chegar ao poder. 

Segundo especialistas no assunto, “prisioneiros de consciência”, pode ser entendido “quando qualquer pessoa está impedida ou ameaçada de expressar sua opinião”. A expressão surgiu do movimento criado pelo advogado inglês Peter Benenson e por um pequeno grupo de escritores, acadêmicos e advogados, que trabalhavam para identificar prisioneiros de consciência em todo o mundo e depois criar uma campanha para a sua libertação. No início de 1962, a campanha recebeu apoio público suficiente para se tornar uma organização permanente e foi rebatizada de Anistia Internacional.

Por outro lado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vê com preocupação a intensificação dos ataques e represálias sofridos pelos defensores dos direitos humanos em toda a região e instam todos os Estados a tomarem medidas eficazes para aumentar a compreensão social do importante papel desempenhado por eles na construção de sociedades mais igualitárias e na consolidação da democracia e do estado de direito. 

https://redepelicano.com/2021/08/05/a-importancia-dos-ativistas-de-direitos-humanos-julianagomesantonangelo/

Share this post