Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Direitos Humanos

Por #Juliana Gomes Antonangelo – O DIREITO A VERDADE NA VISÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Por #Juliana Gomes Antonangelo – O DIREITO A VERDADE NA VISÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

O direito a verdade foi reconhecido na jurisprudência da Corte Interamericana com base no artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. A esse respeito, é direito de toda a sociedade conhecer os autores dos atos que violem direitos e que há obrigatoriedade por parte do Estado de investigar e punir tais condutas.

O direito à verdade está subordinado, ao direito de a vítima ou de seus familiares de obter dos órgãos competentes do Estado o esclarecimento dos fatos violadores e das responsabilidades correspondentes, por meio da investigação, da ação penal e do acesso à ordem jurídica justa.

A Corte Interamericana também vem decidindo que, em casos de violações dos direitos humanos, as autoridades estatais não podem contar com mecanismos como o sigilo do Estado ou a confidencialidade da informação, ou por razões de interesse público ou segurança nacional, para deixar de fornecer as informações requisitadas pelas autoridades judiciais ou administrativas encarregadas da investigação ou processo pendente.

Share this post