Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Direitos Humanos

BRASIL SOFRE NOVA DENÚNCIA À CORTE INTERAMERICANA POR MORTE DE DEFENSOR DE DIREITOS HUMANOS #Por Klebson Reis e #Juliana Gomes Antonangelo

BRASIL SOFRE NOVA DENÚNCIA À CORTE INTERAMERICANA POR MORTE DE DEFENSOR DE DIREITOS HUMANOS #Por Klebson Reis e #Juliana Gomes Antonangelo

Em 2019, ao menos 23 ativistas de direitos humanos foram assassinados no Brasil. Isso coloca o país na 4ª posição entre os países mais violentos para quem atua na defesa desses direitos. Por outro lado, a criação de “verdades paralelas” criadas pelas Autoridades Estatais, através do (in) devido processo legal, com atos produzidos sob a aparência de respeitar o direito de defesa, foi uma constante na perseguição de ativistas de direitos humanos.

A nova denúncia trata-se do caso do defensor de trabalhadores rurais Gabriel Sales Pimenta, morto em 1982 no Pará, foi parar na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Gabriel Sales Pimenta era advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e fazia defesa em ações judiciais contra latifundiários. Meses antes de ser assassinado, em julho de 1982, ele havia recebido ameaças e pedido proteção às autoridades.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que ofereceu denúncia à Corte Interamericana, concluiu que o Estado não adotou medidas para proteger Sales Pimenta, que foi omisso nas investigações do caso e que não agiu para resguardar testemunhas e evitar a fuga do acusado.

Fonte http://www.oas.org/pt/cidh/prensa/notas/2020/304.asp

Share this post