Justiça que acolhe e transforma: o JEF Itinerante chega a Porto Murtinho levando cidadania e esperança às comunidades mais distantes.
Porto Murtinho (MS) – Em uma iniciativa que visa ampliar o acesso à justiça, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS) realizaram na última terça-feira (6) a abertura solene do Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante em Porto Murtinho. A cerimônia marcou o início de um projeto que leva serviços da Justiça Federal a comunidades carentes, residentes em locais de difícil acesso e distantes dos grandes centros urbanos.
Notícias relacionadas:
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância do projeto. “Vemos aqui um espetáculo da cidadania, em que as instituições se despem das burocracias e formalidades, com a única finalidade de entregar justiça e serviço público de qualidade a toda população”, afirmou.
A juíza federal Monique Marchioli Leite, coordenadora do projeto e diretora do foro da JFMS, agradeceu a colaboração entre as instituições envolvidas. “Essa ação só é possível pela união, cooperação e esforço de todas as instituições parceiras. Cada um aqui tem papel fundamental na transformação da vida dessas pessoas.”
O Defensor Público Federal Wembley Alejandro Garcia Campos também comentou sobre a iniciativa. Para ele, “cada experiência no JEF Itinerante é única. É a materialização da justiça que cuida, que acolhe, que se preocupa e que vai ao encontro do cidadão, transformando vidas e realidades econômico-sociais.”
O JEF Itinerante oferece diversos serviços à população, como orientações jurídicas, atendimento previdenciário, audiências e perícias médicas. A expectativa é que a iniciativa beneficie moradores da região de Porto Murtinho e das aldeias indígenas da região.
Notícias relacionadas