Ibepac

Instituto Brasileiro de Estudos Politicos, Administrativos e Constuticionais

Notícias

SEGUNDA ETAPA DO JEF ITINERANTE FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ATENDE RIBEIRINHOS DE PORTO MORRINHO

SEGUNDA ETAPA DO JEF ITINERANTE FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ATENDE RIBEIRINHOS DE PORTO MORRINHO

A segunda etapa do Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Fluvial atendeu aproximadamente 400 moradores de Porto Morrinho e região, em Mato Grosso do Sul, nos dias 17 e 18 de maio. O mutirão de serviços foi realizado no Tramo Sul do Rio Paraguai.

Participaram dos atendimentos a Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Procuradoria Federal e Ministério Público Federal.

O evento conta ainda com o apoio logístico e serviços da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Corumbá e Povo das Águas.

O Defensor Público Federal Wembley Alejandro Garcia Campos afirmou que a presença no evento é fundamental para levar a prestação jurisdicional de forma mais rápida e efetiva a pessoas que precisam dos serviços de cidadania.

De acordo com o Procurador Federal Silvio Marques Garcia, a participação na iniciativa engrandece as instituições que estão prestando os serviços às comunidades ribeirinhas, que muitas vezes não conseguem sequer ir até o INSS ou ao Poder Judiciário para fazer o requerimento.

Já o Procurador da República Alexandre Schneider relatou que a aproximação institucional com as comunidades é de vital relevância para o conhecimento de realidades, que fornecem informações sobre culturas diferentes e modos de vida peculiares, permitindo tomadas de decisões coletivas em prol de comunidades muitas vezes esquecidas pelo Estado.

A segunda edição do Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Fluvial é organizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul.

Share this post